O Omnitrix

Todos conhecem o centro do universo de Ben 10: o omnitrix. Como muitos sabem, o omnitrix tem a capacidade de no início transformar Ben em 10 heróis aliens. Mas logo ele descobre muitos outros, e no futuro ele é conhecido como Ben 10.000 por ter em seu pulso 10.000 aliens. O omnitrix, quando se integra no pulso do usuário ele se funde com o DNA da pessoa e daí em diante a coisa mais difícil do mundo é retirá-lo do pulso. Vilgax, o vilão principal da primeira série do herói, conhecia os milhões de segredos do omnitrix, embora tenham sido mostrados só alguns. Os alienígenas vão envelhecendo junto com o usuário do omnitrix, isso foi mostrado em Ben 10.000 pela primeira vez. O omnitrix de Ben 10.000 é enorme, ocupando quase metade do seu braço. Isso prova que, conforme o usuário do relógio vai envelhecendo, o omnitrix também se modifica. Outra prova disso é a série ”Ben 10: Força Alienígena”. Outra curiosidade do relógio é em que, muitos momentos da série Ben queria virar um alienígena mas o omnitrix o transformou em outro. Nunca ninguém soube porque isso acontecia, mas alguns fatores e especulações apontam que o omnitrix quer mostrar ou ensinar alguma coisa ao Ben. Só que, mesmo o relógio fazendo isso, o herói parece que não aprendeu muita coisa.

Algumas defesas do omnitrix: quando alguém tenta retirá-lo á força, ele lança uma explosão de energia ”omni” (a principal fonte de energia do omnitrix), e afasta o oponente. Podemos ver isso no episódio Kevin 11.

As cores: são muitas as cores do omnitrix. Dentre elas estão:

Verde - Ben está pronto para se transformar em um herói alien, ou quando ele está com o controle principal do relógio habilitado e alternando entre as formas alienígenas. Em Ben 10: Força Alien os alienígenas em vez de terem o omnitrix de cor branca (cor que o relógio está depois da transformação), o omnitrix é verde. E todos os aliens dessa série por enquanto estão com o omnitrix localizado no peito.

Vermelho- É quando o omnitrix precisa recarregar depois que Ben saiu de uma transformação alienígena. Isso causou inúmeros problemas para o herói.

Branco- Essa cor aparece quando Ben está transformado em um alien (somente na série Ben 10, em Força Alien é verde). Não só a cor do omnitrix muda, como também a sua localização. Quando Ben está transformado em um alienígena, o omnitrix nunca está no seu pulso e sempre em qualquer outra parte do seu corpo. Exemplo: Massa Cizenta está com o omnitrix nas costas, Insectóide como omnitrix no centro da testa.

Laranja- Essa cor é quando o omnitrix está em modo de auto-destruição. Ben numa luta contra o Dr. Animal como o Chama (também como Mega-Olhos na versão 2), aquece o reator da máquina até dar erro, e logo uma rajada de energia afeta o relógio. Após isso acontecer, quando ele foi se transformar em um alien, ele passou por várias transformações até virar o Massa Cinzenta (que por ironia nem era o herói que ele desejava virar). 

Amarelo- Essa cor aparece no relógio quando Ben absorve o DNA de um alienígena. Vemos isso pela primeira vez no episódio da terceira temporada LobisBen. Ele faz isso com muitos outros aliens e, após absorver o DNA ele ganha a capacidade de se transformar nesse alien quando desejar. Infelizmente, os aliens que Ben absorveu o DNA ele só usou uma vez (o Fantasmático, após ele recuperar o DNA, nem se quer usou).  Já BenMúmia ele usou rapidinho no episódio Ken 10.

Roxo - Essa cor aparece no filme em live-action Ben 10: Corrida Contra o Tempo (Race Against Time), lançado primeiramente nos EUA. Essa cor aparece no omnitrix após Eon (vilão do filme), colocar seu DNA no omnitrix, para renascer através do garoto. Veja mais sobre isso na categoria dos alienígenas, em Eon.  

Azul - Essa cor foi exclusivamente mostrada em ”Ben 10: Força Alienígena”. Essa cor apareceu no omnitrix quando ele estava prestes á se modificar no pulso do Ben. (Não se sabe o porquê disso ter acontecido, talvez porque Ben ficou muito tempo sem usar o omnitrix e após recolocá-lo no pulso o relógio teve que fundir-se novamente no DNA do herói, agora com 15 anos). Quando isso aconteceu, o omnitrix ficou menor e agora as formas alienígenas, na hora de Ben escolhê-las, estão como hologramas. Ele ganhou novas formas alienígenas e etc. Ao que parece, os outros aliens foram bloqueados.

Sobrecarga: Isso aconteceu quando Vilgax foi retirar o omnitrix do pulso de Ben. O relógio sofreu uma sobrecarga e Ben ficou se transformando em todos os aliens aleatoriamente.

Defeitos: Isso só aconteceu uma vez. Ben queria ir em um brinquedo e não tinha altura para entrar nele. Revoltado, resolveu virar o Aquático, só que o relógio não queria abaixar o anel para transformar o herói. Zangado, ele bateu com toda a força o relógio em um taco de madeira. Deu um defeito no omnitrix e Ben ficou como Massa - Cinzenta até o final do episódio. (Ver o episódio ”Um Probleminha”).

Códigos: Ben descobriu uma combinação secreta usando as silhuetas dos aliens do omnitrix, situado como controle principal. Ben, após isso, pode se transformar aleatoriamente em qualquer alien que quiser, sem ao menos tocar no relógio e ir alternando de alien em alien quantas vezes desejar. Sem contar que o omnitrix não desativa de maneira alguma, e ele volta a ser o Ben quando quiser. No final do episódio ”De Volta com Uma Vingança”, Ben foi tolo o suficiente para desabilitar o controle principal. Mas o Ben do futuro tem o controle principal ativado novamente e conhece agora todos os segredos do relógio.

Desativando o Omnitrix: Não foi mostrado na série ainda (nem sei se vai mostrar), esse código serve para desativar o omntrix. Resumindo, tirá-lo do pulso do usuário. Ben fez isso por cinco anos e foi obrigado a usá-lo novamente. Não foi mostrado até agora como Ben fez isso.

Absorvendo Energia: Kevin 11 absorveu energia demais do omnitrix e teve seu corpo modificado totalmente com as características dos 10 principais alienígenas de Ben. Na Força Alien, Kevin ganha novos poderes.

Quando a Doença do Usuário se Espalha pelos Alienígenas: Em Efeitos Colaterais, Ben pega um resfriado após fazer uma boquinha no caminhão de sorvete e o vírus do resfriado se espalha pelos alienígenas. O Chama fica com poderes de gelo, Quatro - Braços com fedor nas axilas e o Besta com o faro entupido, sem saber pra onde ir.  

Enfim, esse é um dos básicos do Omnitrix. Existem muitos outros fatores sobre o dispositivo espalhados pela série.      

O Omnitrix(uma combinação das palavras em Latin Omni e Trix, significando literalmente “Muitas Formas”) é um pequeno aparato alienigena que se instala no pulso do usuário como um relógio. Quando um botão no lado do da tela do relógio é pressionado, a face do mesmo sobe mostrando a imagem de um alien diferente. A face pode ser girada para mostrar aliens diferentes e seleciona-los. Empurrando a face de volta para o relógio o Omnitrix injeta o DNA do alien escolhido transformando-o no alien de sua escolha. Por causa da maneira que o Omnitrix funciona uma vez que foi instalado torna-se muito dificil sua remoção,Imensas quantias de energia parecem funcionar,Mas não consistentemente, remoção através de amputação também funciona. Quando usado normalmente, o Omnitrix somente permite que o usuário ocupe uma determinada forma por um período de tempo limitado, sualmente por um período de tempo mais ou menos 10 minutos. Quando o Omntrix esta prestes a se desativar ele apita e emite uma luz vermelha. Quando se desativa ele permanece vermelho e inutilizavel até que recarregue e se torne verde de novo. O tempo de recarga nunca é consistente, variando de alguns minutos a um quarto de hora. Ele também pode selecionar uma forma contrária que Ben escolheu. Ele até mesmo recusou se ativar em diversas ocasiões, resistindo as tentativas de Ben de empurrar a face para baixo. Quando danificado ou sob a influencia de algum Vírus ele pode apresentar mal funcionamento causando estranhas mutações nas formas aliens.

É mostrado que cada alien tem de a ter sua personalidade própria, que de algum jeito se junta de Ben sempre que ele se transformar naquele alien. Ben nota isso da primeira vez que se transforma, Dizendo que ele se sentia como se fosse ele e outra pessoa ao mesmo tempo enquanto estava transformado no Chama. Fantasmático, cuja personalidade estava trancada no Omnitrix, tinha uma influencia particularmente forte sobre Ben enquanto ele estava usando esta forma, Por isso Ben estava sempre apreensivo em usar esta forma. Massa cinzenta, no entando, mostra um lado mais leve da mistura de personalidades.

Os aliens também são mostrados envelhecendo normalmente junto do usuário. O Ben de 30 anos mostrado no episódio “Ben 10.000″ tinha formas aliens com diferenças obvias das formas do Ben do presente; o Insectóide do Ben 10.000 tinha características de inseto bem mais visiveis e pupilas visiveis; Seu XLR8 era um pouco maior, podia se mover mais rápido, Tinha um Scanner de DNA montado em seu visor. Seu Chama tinha uma série extra de chamas saindo de seus ombros. Seu Quatro Qraços tinha seus caninos se pronunciando para fora da boca e mais espinhos saindo de seus ombros e cotovelos,E seu Besta tinha uma aparencia mais felina com cauda e marcas. Diamante e Bala de Canhão também tinham diferentes esquemas de cores, Embora isso possa ser uma adaptação da roupa de coloração invertida do Ben 10.000, já que o Omnitrix é conhecido por adaptar o estilo das roupas nos Aliens. Em adição as mudanças Aliens, o Omnitrix também ficar maior e muda de forma, seja se expandindo ou ou sendo artificalmente modificado.o omnitrix de ben com 15 anos, parece um relógio normal.